Planejamento novembro: 4º e 5º ano

CIEP 431 – Padre Nino Miraldi
INFORMÁTICA EDUCATIVA
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES – novembro/2011
PROF. Vinícius de Luna


Título/tema: Villa-Lobos e as cantigas de roda
Disciplinas: Artes/informática educativa
Séries: 4º e 5º ano de escolaridade
Software(s) utilizado(s): site de busca, vídeos do youtube; BrOffice Writer, podomatic para arquivar os áudios dos alunos;


Habilidades: Entendimento da cultura popular; interpretação de Vídeo; exposição oral; uso da internet com sites de busca; entendimento do valor da URL para uma pesquisa séria.
Utilização de gravadores de sons pelos alunos como celulares e mp3 players, afim de serem disponibilizados em podcast.

Objetivos Pedagógicos: Conhecer as cantigas de roda; dentro das limitações da idade entender os aspectos históricos que contribuíram para este gênero ; conhecer a importância portuguesa na nossa cultura.
Reconhecer a importância de Heitor Villa-Lobos na difusão das cantigas de roda no cenário brasileiro.

Desenvolvimento:

1ª aula: Vídeos do Youtube e comentários.


http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda 
Exposição oral do entendimento dos vídeos

2ª aula:
Pesquisa na Wikipedia sobre o assunto, orientada pelos seguintes itens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantiga_de_roda
. Quais cantigas de roda você conhece? Quem te ensinou?
. Quem trouxe a tradição das cantigas para o Brasil?
. No Brasil as cantigas de roda são todas iguais? Porquê?

3ª aula:Entrevista com os parentes e amigos sobre como foi a infância dessas pessoas e de que forma essas cantigas faziam parte das brincadeiras.Gravação dos relatos coletados nas entrevistas e criação dos podcasts

4ª aula:
Caça-palavras (fixação)
Criação de um coral com cantigas de roda com músicas eleitas pelos alunos.

Um comentário: