Manchetes e Notícias sobre Villa-Lobos
Nesta semana vamos além das possibilidades da tv e das artes em geral, abrindo espaço também para trabalhar em aulas com jornais impressos e digitais.
Este recurso que está ao alcance de muitos professores e estudantes, seja pelo fato de alguns comprarem ou assinarem ou até pela prática muito comum das escolas disponibilizarem esse material em suas bibliotecas. A proposta inicial é que o laboratório trabalhe em consonância com a biblioteca.
Primeiramente utilizei com as turmas de 5º ano um material interessante sobre algumas expressões que utlizamos em nosso dia a dia para ilustrar o poder das imagens.
Após o comentário das imagens sugeri aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre algumas manchetes em jornais eletrônicos.
Ao final da atividade partimos para a prática, isto é, analisar uma manchete dentro de nossa temática: Villa-Lobos, respondendo a uma avaliação feita no BrOffice.
Ao se trabalhar com jornais podemos explorar várias possibilidades como as imagens (fotos ou ilustrações),as legendas dessas imagens, as manchetes da primeira página, os textos...
Na próxima aula, criaremos manchetes a partir de nossa leitura de imagens.Nessa atividade o aluno será orientado a não ler a matéria e a dedicar-se exclusivamente ao exame das fotografias que acompanham a notícia. É de fundamental importância que o texto e as legendas originais não sejam lidos para que os estudantes não sejam influenciados na composição de suas respostas.
Numa próxima fase eles devem ser separados em duplas ou trios e a tarefa passa a ser a redação de um artigo com base na manchete considerada pelo grupo anterior como a mais adequada para as imagens que foram analisadas. Depois disso inicia-se a leitura das reportagens produzidas pelas duplas e trios para o restante dos alunos e como conseqüência dessas leituras deverão ser estimulados debates quanto as escolhas para as manchetes e o próprio teor dos textos produzidos.
Todo este material será disponibilizado aqui no blog, onde montaremos um e-fanzine sobre Villa-Lobos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário