Ouvindo Villa-Lobos 1ª parte


Nesta atividade, será pedido para que os alunos escutem em silêncio para depois comentar sobre o que cada um sentiu e imaginou durante a música. Durante a atividade, registrarei a fala das crianças sobre as impressões da música.
O aluno deverá primeiro apreciar a música Nesta rua de olhos fechados e perceber os instrumentos tocados. Os diálogos registrados estrarão no próximo post.





Na segunda vez que ouvirmos a música, esta terá a interpretação da cantora sandy, acompanhada do pianista Marcelo Bratke.

É importante que os alunos destaquem semelhanças e diferenças entre as duas interpretações da mesma música.
Durante a execução pela segunda vez das músicas pedir para que os alunos "ilustrem" a música.
Na próxima aula começaremos a ensaiar um pequeno coral com cantigas de roda.

Avaliação da Atividade
Verificar através da escrita, do desenho, da fala o que mais chamou atenção sobre Villa-Lobos.
Desenvolver nos alunos a percepção de que a música clássica é tocada apenas por instrumentos.
Apresentar aos alunos cantigas de roda.
Comparar a música clássica com os demais estilos musicais.

Um comentário:

  1. Turma 401 - 1º Grupo

    Ester: "fiquei muito triste com essa música"
    Neuiza: "Me senti num lugar escuro, chorando"
    Natália: "Imaginei um deserto, sozinho"
    Jeferson: "Me senti perdido quando fechei os olhos"
    Ludmila e Natália: "Anjos voando no céu"

    ResponderExcluir