Nesta semana, por conta do feriado faremos com as turmas de educação infantil, 1º e 2º anos atividades relacionadas ao sons de instrumentos musicais e sons do nosso cotidiano, trabalhando arte e conhecimento musical.
Como dinamizador utilizaremos um jogo do programa gcompriss onde o aluno deve repetir o som dos instrumentos.
Já nas turmas de 3º, 4º e 5º anos daremos continuidade as atividades de pesquisa sobre Villa-Lobos, bem como a construção do painel com fotos e a continuidade da linha do tempo a partir do nosso estudo sobre biografia.
Plano de aula para educação infantil, 1º e 2º ano das séries iniciais:
CONTEÚDO
■ Escuta atenta dos sons do cotidiano (inclusive o silêncio)
■ Conceitos musicais (timbre, altura, duração, intensidade e ritmo)
■ Funcionamento dos instrumentos musicais
■ Mecanismos de propagação sonora e acústica dos materiais.
OBJETIVO
Desenvolver a acuidade auditiva nas crianças e colocá-las em contato com o sistema de produção de sons
MATERIAL NECESSÁRIO
Rádio e câmera para gravar o som, instrumentos musicais, caixas de papelão, pedras, conchas, talheres, pregos, tubos de papelão, bambu, garrafas de vidro e garrafões de água
DESENVOLVIMENTO
1ª etapa
Reservaremos duas aulas para as crianças ouvirem atentamente os sons de diferentes locais dentro da escola (sala, cozinha, pátio) e fora dela (ruas movimentadas, parques). Em outra aula, proponha que as crianças transformem o que ouviram. Elas podem fazer isso ao desenhar e imitar. A intenção é mostrar onde há sons estridentes, suaves, bonitos,
repetitivos etc. É possível também gravar os sons do ambiente e reproduzi-los em classe.
2ª etapa
Prepararemos quatro aulas de investigação e diferenciação dos sons. Com uma boa variedade de materiais em mãos (talheres, pedras, conchas, pedaços de madeira etc.)
A partir daí faremos barulhos e pediremos que os alunos digam o que ouçam e depois classifiquem de acordo com a altura, a intensidade e a duração. Por exemplo, que som faz um talher contra o outro? E se alguém bater mais forte? O acontece se isso for feito dentro de uma caixa de papelão? Há também outras estratégias interessantes para mostrar que cada som tem uma "personalidade" (timbre).
3ª etapa
É o momento de entender o funcionamento dos instrumentos na prática. Para a produção de sons, sugira a montagem de chocalhos com latas de metal, arroz ou pedras. Qual deles produz um som melhor? Você pode ir além e propor a construção de instrumentos
simples.
AVALIAÇÃO
Verificaremos se a turma diferencia e classifica os sons durante as atividades e se todos entenderam seus princípios básicos de funcionamento dos intrumentos apresentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário