Tecnologias Educacionais

"A simples introdução dos meios e das tecnologias na escola pode ser a forma mais enganosa de ocultar seus problemas de fundo sob a égide da modernização tecnológica. O desafio é como inserir na escola um ecossistema comunicativo que contemple ao mesmo tempo: experiências culturais heterogêneas, o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, além de configurar o espaço educacional como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto". (MARTÍN BARBERO, 1996, p.12)



A partir desta fala gostaria que refletíssemos ainda mais sobre o papel das mídias na educação.
O professor não consegue transmitir conhecimento, mas informação.
O conhecimento em si é algo adquirido pelo aluno neste processo de troca.Daí a importância de adaptarmos nossa visão ao outro, ouvindo e colaborando com uma leitura crítica e participativa dos conteúdos, não importando o material utilizado.
A sala de aula deve ser pensado como um espaço produtivo !

Um comentário:

  1. Acredito ser importante desafiar o sistema midiático imposto e desenvolver a consciência crítica dos alunos para que eles possam compreender que as mídias são instrumentos de poder e que se mau utilizados podem nos manipular.
    Vamos pensar:Alguns programas dizem ser interativos. Neles podemos participar realmente ou responder perguntas óbvias?
    No caso das crianças e jovens.Podemos criar um desenho ou postar um comentário sobre eles no canal de televisão?
    A tv ainda necessita ser democratizada, para que possamos participar não só como consumidores passivos...
    A própria internet é interativa, mas muitos professores apenas criticam os alunos que utilizam orkut, como se lá não houvessem comunidades educacionais, filosóficas que propiciam a verdadeira troca de conhecimento e interatividade.

    ResponderExcluir