projeto "conectado à natureza"

Bem amigos, como até aqui postei apenas as atividades referentes ao projeto acho que seria interessante disponibilizar também o projeto.
Críticas e sugestões serão bem vindas !




CIEP 431 – Padre Nino Miraldi

Laboratório de Informática Educativa

Professor/Coordenador: Vinícius de Luna

http://nossagotadeajuda.blogspot.com/

Ano: 2010/1



Projeto “ Conectado à Natureza ”



1.Apresentação



Diante dessa nova situação da educação e da sociedade brasileira, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. Ao olhar em nossa volta percebemos uma necessidade de chamar a atenção da escola para o meio ambiente.

A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamente ligada a qualidade de vida que nós temos. Dessa forma, é função da Escola usar sempre que possível o tema “meio ambiente” de forma transversal através de ações reflexivas, práticas ou teóricas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde pequeno, a responsabilidade e respeito para com a natureza.

A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas.

Daí a importância do papel da Educação Ambiental que, além de tratar de assuntos relacionados à proteção e uso racional dos recursos naturais (solo, ar, água, flora e fauna), também deve estar focada na proposição de idéias e princípios que possibilitem a construção de um mundo sustentável, através de atitudes práticas em seu cotidiano

Portanto, através da implantação do Projeto de Educação Ambiental na Escola espera-se criar condições favoráveis para garantir o envolvimento e participação de todos (Escola, família e comunidade), utilizando-se para isso de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida e orientar o uso racional dos recursos e serviços que a natureza nos dispõe.

HEINECK propõe: “Os educadores têm que ser capazes de articular os conhecimentos para que o todo comece a ser organizado, e assim inicie-se a superação da disciplinarização, do saber imposto e distante da realidade vivida pelo educando. Uma prática interdisciplinar, certamente contribuirá para o forjamento de cidadãos conscientes de seus deveres e capazes de lutarem por seus direitos com dignidade.” Essa visão impede que a utilização do laboratório de informática seja estanque da realidade estimulando os alunos a refletir desde a educação infantil.



Público Alvo: alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.









2.Objetivos



Objetivo Geral



Despertar nos alunos, funcionários da Escola e comunidade em geral o interesse em colaborar com o processo de conservação do meio ambiente, garantido assim uma melhor qualidade de vida para todos da Escola e da nossa cidade.



Objetivos Específicos



 Desenvolver parcerias com entidades e órgãos públicos para ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo laboratório de informática.

 Promover o interesse e a participação da comunidade nas ações e projetos propostos.

 Incentivar aos alunos a desenvolver hábitos de proteção ao meio ambiente.

 Reduzir a produção de lixo na escola, reutilizando quando for possível.



3.Parceiros do Projeto de Educação Ambiental na Escola



Aqui estão relacionados os potenciais parceiros desse Projeto. É importante mencionar que cada um deles executa ações relacionadas aos metas e objetivos propostos aqui, e que todos eles já possuem pessoas e trabalhos relacionados à temática ambiental.

Prefeitura Municipal de Mesquita

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Secretaria Municipal de Educação

Departamento Municipal de Coleta Seletiva;

Projeto Mais Educação

Instituições voltadas para a pesquisa e ensino sobre o Meio Ambiente



4.Ações Desenvolvidas



Cada uma das etapas a serem desenvolvidas no projeto serão detalhadas no cronograma do projeto e posteriormente no plano de aula do laboratório de informática, afim de demonstrar como e quando serão realizadas as atividades,sejam elas dentro ou fora da escola.

A primeira etapa a ser cumprida se refere a elaboração e reprodução do Projeto para ser encaminhado a cada um dos parceiros.

Na segunda etapa do Projeto será feito um contato com todos os possíveis parceiros, através do protocolo na entidade ou órgão visitado de uma cópia do Projeto, para que assim cada parceiro possa conhecer todos os detalhes.

A partir da terceira etapa, que é a sensibilização dos alunos através das aulas no laboratório de informática, e através das ações desenvolvidas conscientizar e atrair a comunidade escolar a participar do projeto.

Aqui o uso da internet é fundamental, não sendo usado apenas para a pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação. Diante da realidade dos alunos, que não tem meios econômicos de conhecer in loco todas as temáticas estudadas a internet pode perfeitamente fazer esta “ponte”ao conhecimento.

Dessa forma, serão elaborados convites apresentado o Projeto para cada um dos funcionários da Escola e para que cada aluno leve também para sua casa. Além disso, nas reuniões dos conselhos de classe serão repassadas informações sobre o Projeto que será executado na Escola.

A quinta etapa será executada pelos funcionários convidados das entidades parceiras, que executarão diversas palestras na Escola, todas com a temática ambiental. Nesse período, esperamos que a comunidade de entorno da Escola participe também das palestras que a principio tratarão dos seguintes temas:



1 – O papel da secretaria municipal do meio ambiente;

2 – Coleta seletiva

3 – Ação de Combate a dengue

4 – Arborização do bairro de jacutinga

5 – O que é uma APA ? (área de proteção ambiental em mesquita)

6 – Técnicas de plantio utilizando pet

7 – O trabalho de órgãos envolvidos com meio ambiente



Tudo isso fará com que alunos, funcionários da Escola e a comunidade em geral conheçam melhor o que tem sido feito pela proteção dos recursos naturais de nossa cidade e região, o que possibilitará que os mesmos possam colaborar mais para a melhoria dessas ações e projetos. É importante destacar que o professor de informática vai estar trabalhando antecipadamente cada um dos temas agendados para as palestras, através de atividades em classe. Algumas das atividades em classe que serão executadas são a leitura de textos para a sensibilização, debates e discussões,publicação dos trabalhos realizados no blog, pesquisas na web, além de apresentações de vídeos educativos.

Pretendemos solicitar a prefeitura que envie a escola lixeiras para coleta seletiva ou na falta delas bags (bolsas em ingês) para que a escola realize um consumo consciente desses materiais, como por exemplo utilizar os dois lados do papel, diminuindo através de pequenas atitudes o desmatamento e consumo indiscriminado dos recursos naturais.

Após a aquisição dos materiais de plantio será criada em um dos espaços da escola uma horta escolar, onde os alunos poderão ter acesso na prática a conhecer sobre alimentação saudável levando a pequena produção da horta para suas casas, utilizando como adubo as sobras da merenda escolar.

Esse momento fica marcado pela preocupação com o processo de aprendizagem e pela interdisciplinaridade, existindo por parte do professor uma busca de alternativas para tentar reorganizar o saber, dando chance ao aluno de ter uma educação integral, para isso atividades complementares ao uso do computador são fundamentais. São elas:



 A elaboração de uma peça de teatro com temática ambiental;

 Organização de um concurso de desenhos e charges, com exposição dos trabalhos;

 Gincana abordando o consumo responsável da água da escola;

 Concurso de poesias, músicas e redações com a temática ambiental;

 Realização de um concurso com desfile das roupas e objetos feitos de material reciclado. Nesse desfile serão eleitos a “miss sucata” e o “xerife da reciclagem”, premiando os melhores trabalhos de reciclagem.



5.Recursos Utilizados



Informamos ainda que os recursos materiais humanos e financeiros utilizados serão apenas aqueles que estiverem à disposição da escola, e que as palestras serão gratuitas, bem como as atividades fora da sala de aula, contando apenas com o custo dos materiais e transporte até os locais visitados, que poderão ser custeados pelo município.



Recursos Humanos



Equipe pedagógica da escola

Equipe administrativa da escola

Representante da secretaria municipal do meio ambiente

Representante Associação dos Catadores de Lixo do Município

Professores e palestrantes convidados







Recursos Materiais



Como as aulas serão realizadas no próprio laboratório, o mesmo já conta com dez computadores e uma impressora multifuncional, além de uma tv de tela plana acoplada ao servidor, afim de apresentar os vídeos educativos aos alunos.

Faz-se necessário o uso de internet para eventuais pesquisas e postagem dos trabalhos;



Materiais de Jardinagem para a criação da horta escolar;



Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, tinta plástica de cores variadas, cartolina, TNT, cola branca, fita adesiva e tesoura;



Material reutilizável para artes, como garrafas, jornais e papelão.













Cronograma 2010



Atividades Fevereiro Março Abril Maio Junho

Diárias dentro do horário da disciplina Apresentação do tema aos alunos nas aulas Coleta Seletiva

Preparação para utilização da Horta Oficinas e Palestras sobre o Meio Ambiente Visita a APA

em Mesquita

Visita a Órgãos competentes

Culminância do Projeto

Desfile e mostra de trabalhos





6.Conclusão



A Informática educativa, como podemos notar, deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional e posteriormente na transformação da realidade, educando para o efetivo exercício da cidadania, fazendo com que o aluno descubra os múltiplos usos do computador.





















7.Bibliografia Consultada





FLORES, Angelita Marçal - A Informática na Educação: Uma Perspectiva Pedagógica – monografia- Universidade do Sul de Santa Catarina 1996 - http://www.hipernet.ufsc.br/foruns/aprender/docs/monogr.htm. Acessado em 27 de janeiro de 2010.



HEINECK, Dulce Teresinha - A Interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem - http://www.unescnet.br/pedagogia/direito9.htm. Acessado em 27 de janeiro de 2010.



Prefeitura Municipal de Mesquita. Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mesquita.rj.gov.br//index.php. acessado em 25 de janeiro de 2010.



SALERA JUNIOR, G. 2007. Unidos Valorizando o Meio Ambiente. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1028879. Acessado em 01 de fevereiro de 2010.



SALERA JUNIOR, G. 2007. Projeto Abraçando a Natureza. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1029457.Acessado em 02 de fevereiro de 2010.

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